Principais dúvidas:
As paredes em Drywall são resistentes a impactos?
Sim. As paredes são testadas em laboratórios para a análise do comportamento sob a ação de esforços mecânicos. Os resultados garantem resistência aos choques e impactos de uso, atendendo a mesma Norma NBR 1313 para divisórias leves internas moduladas e a critérios do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Como podem ser as paredes em Drywall?
As paredes podem ser retas ou curvas, inclusive para áreas molhadas (banheiros, cozinhas, áreas de serviço, etc.), com possibilidade de instalações elétricas ou hidráulicas internamente. Com componentes internos, como lã mineral (lã de vidro ou lã de rocha), podem ter melhor performance térmica ou acústica.
É possível a instalação de portas em paredes de Drywall?
Sim. Se o batente for fixado por parafusos, três reforços de madeira tratada devem ser inseridos nos montantes do requadro. Caso a fixação escolhida seja espuma de poliuretano basta dimensionar corretamente o vão para sua aplicação.
É possível a instalação de rede de descanso em paredes de Drywall?
Sim. Utilizando dois perfis auxiliares com formato tubular para cada lado da rede, fixados adequadamente no piso e no teto e ligados por uma travessa horizontal soldada na altura da fixação da rede. Esta estrutura auxiliar fica embutida na parede com o gancho aparente.
É possível realizar reparos na instalação elétrica ou hidráulica de uma parede em Drywall?
Sim. As instalações passam no espaço interno entre as placas de gesso e reparos podem ser facilmente realizados criando janelas de acesso, sem demolições completas das paredes ou inutilização de pisos. É uma operação relativamente simples sem muita sujeira e pouco entulho.
Paredes em Drywall podem ser desmontadas e remontadas em outro lugar?
Com muito cuidado no desmonte, alguns perfis poderão ser reutilizados ao menos uma vez mais, porém o ideal é a instalação completa de um novo material.
Paredes em Drywall podem ser instaladas sobre piso elevado?
Sim. Indica-se a utilização de banda acústica (fita de borracha) entre a guia inferior e o piso. Vale lembrar que as placas sobre as quais as paredes serão fixadas não mais serão passíveis de remoção para inspeção.
Paredes em Drywall podem ser usadas como paredes externas?
Não. As paredes em Drywall são recomendadas exclusivamente para uso interno.
Paredes em Drywall proporcionam bom isolamento acústico?
Sim. O colchão de ar existente entre as placas de gesso amortece a transmissão de onda sonora. Por isso, o isolamento acústico é, no mínimo, igual ao de uma parede de tijolos. O isolamento acústico ainda pode ser ampliado introduzindo-se lã mineral (de vidro ou de rocha) no interior da parede.
Quais os procedimentos recomendados para fixação de cargas elevadas como um suporte de TV, um microondas ou ainda um armário de cozinha?
Esses pontos devem receber reforços estruturais que podem ser em madeira (tratada) ou metálicos. É necessário abrir janelas entre os montantes para que os reforços possam ser fixados neles. Após o fechamento da abertura com o mesmo pedaço de placa retirado, procede-se o tratamento de juntas com fita e massa nas emendas das placas.
Qual a qualidade acústica das paredes em Drywall?
A composição mais simples (uma placa + perfil + uma placa) tem seu isolamento acústico em 36dB, sendo que a simples utilização de uma lã mineral de 50mm de espessura no interior do sistema eleva esse índice para 42dB. A maior quantidade de placas na superfície da parede é diretamente proporcional ao seu índice de isolamento acústico, sendo utilizado até na divisão entre salas de cinema e espetáculos.
Qual é a composição básica de uma parede em Drywall?
Basicamente uma parede pode ser composta por montantes metálicos verticais, encaixados em guias horizontais, no piso e no teto, onde são parafusadas as placas de gesso que receberão posteriormente o tratamento das juntas e o acabamento desejado.
Uma parede construída em Drywall pode ser instalada sobre um piso acabado?
Sim. Neste caso é indicada a utilização de uma banda acústica (fita de borracha) entre a guia inferior e o piso.